Dia Mundial da Diabetes - Substitutos naturais do açúcar

14.11.17

Que o açúcar refinado faz muito mal, à partida todos sabemos: é um alimento sem valor nutritivo e que está associado a inúmeras doenças graves. Então como tornar as nossas sobremesas, cafés, leite e chás doces sem recorrer aos adoçantes que são artificiais e têm muitos efeitos colaterais?
Utilizando substitutos naturais do açúcar.
Hoje, Dia Mundial da Diabetes, trazemos-te algumas possibilidades para adoçares. Estas foram os nossos escolhidos:
                                                                                                      foto daqui
  • Geleia de arroz - Resulta de germinação e fermentação enzimática do arroz, proporciona saciedade. Muito utilizada na culinária macrobiótica.
  • Tâmaras Medjool ou outro fruto seco ( figo, damasco, ameixa) - São excelentes para usar em pães, bolos, doces ... que levem açúcar e podem ser usadas na proporção de 1 para 1. Podes  fazer uma pasta e guardar. Atenção, as tâmaras brilhantes têm um banho de glicose, são de evitar.
  • Açucar de Coco - é muito nutritivo, tem eleveda quantidade de minerais e é  uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3, B6.
  • Açúcar Integral de Cana (Açúcar Mascavado)- Rico em minerais, com elevado índice glicémico e  alto valor energético.
  • Canela - Ajuda a regular os picos de glicémia, é termogénico (ajuda  a queimar "gordurinhas"), fica ótimo no café ou chá.
  • Fruta Natural Madura - A fruta natural bem madura é um bom adoçante, nós gostamos de usar bananas para crepes e bolos, pêras e maçãs para papas e maçãs para bolos.
  • Mel- Alimento considerado medicinal por alguma culturas, é rico em nutrientes e com alto valor energético e índice glicémico..
  • Stévia - é uma planta medicinal com elevado poder adoçante, adoça 300 vezes mais que o açúcar, e não tem calorias.
Encontras estes produtos na Alcofa Bio😉
Sabemos que  alteração de hábitos não é fácil, também para nós foi um processo difícil, mas com vontade e sabendo que é para o bem da nossa saúde e da nossa família vale a pena a mudança.😊
















You Might Also Like

0 comentários

Subscribe